Fitoterápicos


VOCÊ SABE O QUE SÃO FITOTERÁPICOS?


Chá de ervas Foto stock gratuita - Public Domain Pictures
Fonte:  Public Domain Pictures



 Algumas espécies de vegetais são utilizadas com finalidades terapêuticas, conhecidas popularmente como plantas medicinais. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), fitoterápicos são formulações específicas, derivadas de plantas medicinais, na qual são utilizadas para prevenir, aliviar, ou até mesmo curar uma condição clínica

O fitoterápico é oriundo das plantas medicinais ou de seus derivados com finalidades: Profiláticas, Paliativa e Curativa. As plantas medicinais, são encontradas na forma fresca e/ou seca. Algumas são comumente utilizadas no dia a dia, vejam:

ALLIUM SATIVUM

Popularmente conhecido como Alho

Banco de imagens : alho, Alho de elefante, vegetal, plantar ...

Fonte: PxHere


Pode apresentar ação terapêutica como coadjuvante no tratamento da hiperlipidemia e hipertensão arterial leve, auxilia na prevenção da aterosclerose.

ALOE VERA

Popularmente conhecida como Babosa

Natureza Gotas Folha - Foto gratuita no Pixabay
Fonte: Pixabay

O seu gel possui ação cicatrizante, sendo que pode ser utilizado em casos de queimadura térmica de 1º e 2º grau.

PEUMUS BOLDUS

Popularmente conhecido como Boldo do Chile

Foto profissional gratuita de boldo, planta
Fonte: Pexels

Suas folhas são comumente utilizadas, pois pode apresentar ação terapêutica em casos de distúrbios gastrointestinais.

ROSMARINUS OFFICINALIS

Popularmente conhecido como Alecrim

Alecrim Plano De Fundo Ervas - Foto gratuita no Pixabay
Fonte: Pixabay

Pode apresentar propriedade analgésica, antiinflamatória, além de atuar como antimicrobiana. Podendo também, atuar na redução do estresse e dores de cabeça.
Porém, existem algumas contraindicações para seu uso.


ZINGIBER OFFICINALE 

Popularmente conhecido como Gengibre

Gengibre Especiaria Raiz De - Foto gratuita no Pixabay
Fonte: Pixabay

Possui ação antiinflamatória, analgésica, digestiva, anticoagulante e vasodilatadora. Seu chá é comumente indicado em tratamento de tosses e resfriados.

ATENÇÃO! 

Segundo Resolução CFN nº 556/2015, Art. 3º Paragrafo II. a prescrição de medicamentos fitoterápicos, de produtos tradicionais fitoterápicos e de preparações magistrais de fitoterápicos, como complemento de prescrição dietética, é permitida ao nutricionista desde que seja portador de título de especialista em Fitoterapia.

É essencial conhecer as espécies para que não utilizem plantas erradas ou proporções inadequadas. Por isso, a automedicação pode prejudicar a saúde.






Referências

CAMARGO LOPES, M. P. et al. Estudo sobre gengibre na medicina popular. Revista científica eletrônica de agronomia–ISSN: 1677- 0293. Editora FAEF, Ano VII, n 14, 2008. 
GRINKE, S.L. Gastronomia: Temperos, Aromas e Sabores. Ijuí, Rio Grande do Sul, 2018. Manual de plantas medicinais e fitoterápicos utilizados na cicatrização de feridas/ coordenação de Maria José Adami Bueno; colaboração de Beatriz Bertolaccini e José Carlos Bueno. Pouso Alegre: Univás, 2016. SAAD, G. A. et al. Fitoterapia contemporânea: tradição e ciência na prática clínica. 2 ed, Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2016. 

Comentários